Conheça melhor o Brasil

Conheça melhor o Brasil

 

  

Nordeste

O grande número de cidades litorâneas com belas praias contribui para o desenvolvimento do turismo. Muitos estados investem na construção de parques aquáticos, complexos hoteleiros e pólos de ecoturismo. Esse crescimento, no entanto, favorece a especulação imobiliária, que, em muitos casos, ameaça a preservação de importantes ecossistemas.

 

A cultura nordestina é um atrativo à parte para o turista. Em cada estado, há danças e hábitos seculares preservados. As rendas de bilros e a cerâmica são as formas mais tradicionais de artesanato da região. Segundo o Guiness Book, o Carnaval de Salvador é a maior festa popular do mundo. As festas juninas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), são as mais populares do país durante a época. O nordeste é a região brasileira que abriga o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela UNESCO. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), São Luís (MA) e o centro histórico do Pelourinho, em Salvador (BA).

Há ainda o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. O carnaval continua sendo o evento que mais atrai turistas, especialmente para Salvador, Olinda e Recife. A capital baiana chega a receber quase dois milhões de turistas nessa época.

 

 Norte

Teatro Amazonas em Manaus, um dos mais belos teatros do país.

Por ser uma região pouco habitada e de ocupação mais tardia, o ecossistema da região Norte do Brasil encontra-se preservado, o que propicia as atividades de ecoturismo. Como parte do recente planejamento de desenvolvimento sustentável, a exploração do turismo cresce a cada dia com mais infra-estrutura para os turistas.

Outro atrativo da região é o centro histórico, encontrado nas cidades de: Belém, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Santarém e Bragança.

As cidades que são mais visitadas pelos turistas na Amazônia são: Manaus, Belém, Salinópolis, Porto Velho, Santarém, Boa Vista, Macapá, Rio Branco, Palmas, Bragança e Parintins.

 Sudeste

É nessa região que se localizam vários dos pontos turísticos mais visitados do país. O Rio de Janeiro é internacionalmente conhecido por suas praias e pelo carnaval carioca, além de ser um grande pólo de turismo cultural. São Paulo, também conhecida mundialmente, é o maior centro financeiro do Brasil, e conta com diversos centros culturais e de entretenimento. Em Minas Gerais, localizam-se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido a suas praias.

 

 São Paulo

Ponte Octavio Frias de Oliveira em São Paulo, a maior cidade do Brasil. É a cidade mais visitada do país por estrangeiros que viajam a negócios e eventos.[21]

A cidade de São Paulo tem como característica principal o turismo de negócios, por ser considerada um dos principais centros financeiros da América Latina. Segundo a EMBRATUR, São Paulo é o destino mais procurado pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil a negócios, eventos e convenções, e o terceiro colocado nas viagens de lazer.[21] Estima-se que na cidade ocorra um evento a cada seis minutos.[24] A maior cidade do país também possui a maior rede hoteleira brasileira. Por especulação imobiliária em meados dos anos 1990, hoje existe excesso de oferta em número de vagas.

 

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui diversas atrações. A capital fluminense é internacionalmente conhecida pela beleza de suas praias e morros, além de ser um grande pólo de turismo cultural, contemplada por diversos museus, teatros e casas de espetáculos. Segundo a EMBRATUR, é o destino mais procurado pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil a lazer, e o segundo colocado no turismo de negócios e eventos.[21][26] A cidade também abriga a maior floresta urbana do mundo, no Parque Estadual da Pedra Branca.[27]

Niterói, uma das cidades mais conhecidas do estado. Na foto o Museu de Arte Contemporânea.

O Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o morro do Pão de Açúcar (com seu famoso teleférico), a lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, o Jardim Botânico, o Largo do Boticário, a Cinelândia e o Estádio do Maracanã estão entre os principais pontos de visitação. Entre os maiores eventos do calendário carioca, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Mostra do Filme Livre, a Bienal do Livro, o Fashion Rio, o Anima Mundi e a festa do réveillon em Copacabana. Quanto aos pontos de referência do turismo cultural, podem-se elencar, entre tantos, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o MAM, o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete e o Theatro Municipal.

No sul do estado, a cidade de Paraty, com sua arquitetura colonial, Angra dos Reis com suas ilhas e Ilha Grande são os destaques. Ao norte do estado, são muito procuradas as praias da Região dos Lagos, com Búzios e Cabo Frio. A região serrana conta com Teresópolis, Petrópolis e a vila de Visconde de Mauá, no município de Itatiaia, como refúgios de inverno para se aproveitar o frio.

Minas Gerais

Ouro Preto, foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Já em Minas Gerais, o enfoque é o turismo histórico, com destaque para as cidades de Tiradentes, São João del-Rei e Ouro Preto.

A capital e maior cidade do estado, Belo Horizonte, um dos maiores centros financeiros do Brasil, com o complexo da Pampulha, o turismo de negócios e um rico acervo cultural. Sua região metropolitana, com a segunda maior cidade do estado, Contagem.

O Triângulo Mineiro, com suas duas maiores cidades, Uberlândia e Uberaba, a primeira conta principalmente com o turismo de negócios, sendo um dos principais centros econômicos do estado de Minas Gerais.

Na região da Zona da Mata, Juiz de Fora, a maior cidade, conta com 43 museus e diversos pontos turísticos.

Espírito Santo

Vitória, a capital do Espírito Santo.

É o terceiro maior estado em extensão territorial, porém, o menor em população e economia. Sua capital é Vitória, mas a cidade mais populosa é Vila Velha.

O estado demonstra um grande potencial turístico, embora pouco explorado. Conta com a versatilidade de ter o clima de montanha a menos de duas horas da praia, construções históricas, belezas naturais e até cidades inteiras fundadas por imigrantes italianos e alemães inteiramente preservadas, dentre outras atrações.[28][29]

Em setembro de 2006, surgiu o "Projeto Visitar", que visa a revitalização do centro de Vitória. O projeto encontra-se na etapa inicial e, com a abertura dos seculares patrimônios para visitação na capital do estado, contabilizou mais de 10 mil visitantes nos primeiros seis meses.

As principais cidades visitadas por turistas são: Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Linhares, Iriri, São Mateus, Marataízes, Conceição da Barra, incluindo as dunas e a vila de Itaúnas.

 Sul

Jardim Botânico de Curitiba, na capital do Paraná, a cidade é o quarto maior destino das viagens de negócios no Brasil.[21]

A Região Sul do Brasil, composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem como principais atrações turísticas as suas belezas naturais, praias, cidades históricas e suas colônias europeias, além do clima bem definido, marcado principalmente pelo inverno rigoroso.

 

               

 

 

           

                 

Confira algumas das mais belas paisagens desse nosso BRASIL

 

 

 

  

             

 

 

Igreja de Grão Mogol, bela cidade do Norte de Minas

   

  

Confira, o álbum das mais belas paisagens brasileiras

CLIQUE AQUI!